"Terceira Idade - Nova perspectiva sobre a vida " - Força de vontade supera limitação motora (bônus)

16:49:00 0 Comments A+ a-

Caminha com ajuda de muletas, freqüenta bailes aos domingos, e se auto-intitula vidente. 
Ângela ao lado de sua colega de baile, Juliana Souza

   (*)Alan Junior de Queiroz

O Encontro Regional da Terceira Idade, mais conhecido como Baile da Terceira Idade, é um evento rotativo de produção independente, que reúne todos os domingos centenas de pessoas.São 14 cidades responsáveis pela organização desses bailes no Norte Pioneiro. Os bailes têm duração de cinco horas, das 16 às 21 horas e atraem aproximadamente 500 pessoas. As bandas tocam ritmos que vão do Xote ao bolero incluindo Vanerão, valsa e até Rasta pé.

Em meio à diversidade de pessoas que freqüentam esses bailes, talvez, nenhuma chama tanta atenção, pela força de vontade, como Ângela Pedra Perosk, 46 anos. Ela diz que foi vitima de um erro médico aos 2 anos de idade, teria recebido uma injeção incorretamente e pegou o vírus da poliomielite. As seqüelas deixadas, mais aparentes são as pernas atrofiadas. “Paquero muito. Fiz e faço muitas amizades. Venho em todos os bailes”, afirma.

Poliomielite é uma doença contagiosa causada pelo “poliovírus”. O vírus se multiplica na garganta e nos intestinos, em seguida avança por todo o organismo. Quando consegue chegar ao sistema nervoso, destrói neurônios responsáveis pela coordenação motora, causando paralisia e  pode chegar levar a morte a pessoa   infectada.

Ângela passou por 13 cirurgias para recuperar o movimento das pernas, sendo que na ultima, segundo ela, chegou a ser considerada morta. “Cheguei a ter a certidão de óbito assinada; quando ressuscitei na frente de 12 paramédicos.” Desde os 18 anos Ângela anda com ajuda de muletas. Ela mora em Quatiguá e se intitula como vidente, um dom que, segundo ela, descobriu durante uma brincadeira aos 15 anos. Como não há tratamento para o vírus, o sistema público de saúde imuniza as crianças de até 5 anos de idade através de vacina oral.

No Brasil a poliomielite foi erradicada em 1994.A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.

(*)Alan Junior de Queiroz é estudante de Comunicação Social - Jornalismo da Faculdade do Norte Pioneiro(Fanorpi).   

Bem Vindo ao blog Alan Junior de Queiroz!

Lista de regras para fazer comentários!
Então, antes que você só dê trabalho pra gente, dá só uma olhada...

1. Xingamentos gratuitos serão deletados sem dó. Tá nervosinho? Vai falar pra sua mãe.
2. Spams, propagandas ou qualquer coisa que faça você linkar seu blog ou algo do tipo por aqui, fará com que seu comentário seja editado. A não ser que o link possa realmente acrescentar algo ao texto e aos comentários.
3. Não fuja do assunto. Quer falar do seu vizinho? Faça um Twitter.
4. Recebeu um comentário(réplica) ácido e não gostou? Foi você quem pediu.
5. Escreva com conteúdo. E, por favor, ESCREVA CORRETAMENTE. Sabe, nós, pelo menos, TENTAMOS escrever da maneira correta para vocês; bem que vocês poderiam fazer o mesmo por nós, né? Então, faça um esforço pra não escrever feito um retardado e elabore seu comentário. Floods, flames ou qualquer outra coisa inútil será deletada.

Acima de tudo, comente apenas se você tiver algo para comentar. Acredite, quando com conteúdo, seu comentário é bem-vindo. Nós lemos todos os comentários, sem exceção. Se você for bonzinho, a gente aprova seu comentário. Após o primeiro comentário aprovado, seus próximos comentários serão aprovados automaticamente.

PS: Nós não nos responsabilizamos pelos comentários publicados aqui. Essa é uma área aberta para os visitantes do site expressarem sua opinião.
Manda ver:

Para contato, críticas, chorume e reclamações que não perguntei alanjuniordequeiroz@hotmail.com.br. Não que a sua opinião tenha importância ou fará diferença para mim.