"Terceira Idade - Nova perspectiva sobre a vida " - Exercícios, caminhadas e alongamento

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Programa leva mais de 70 idosos á fazer exercícios de alongamentos e reforço três vezes por semana; benefícios vão além de melhorias no condicionamento fisíco
Fisioterapeuta Diego Parmezan (centro) comanda programa  de atividade física à 3ª idade
 (*)Alan Junior de Queiroz

Com o passar dos anos, as pessoas tendem a preocupar-se mais com saúde, exercícios físicos, capacidade funcional, enfim a qualidade de vida. A prova disso é a quantidade de pessoas, com mais de 60 anos, que freqüentam lugares de exercícios em grupos.

Um projeto desenvolvido pela Secretária de Saúde de Quatiguá - cidade com pouco mais de 7 mil habitantes - que estimula idosos a exercitarem três vezes por semana no Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (CRAI), completa três anos em atividades.

Sob orientação do fisioterapeuta Diego Negrini Parmezan, cerca de 70 idosos participam dos exercícios aeróbicos, de alongamento e relaxamento todas as manhãs de segundas, quartas e sextas-feiras, das 8 horas às 9 horas. Ao som de musicas instrumentais clássicas, os idosos recebem os comandos para as atividades. “Tenho que dar atividades para fazerem e pensarem ao mesmo tempo”, justifica Parmezan.
Exercícios com bolas melhoram coordenação motora dos participantes
Alongamento do pescoço, pernas, braços são os primeiros exercício feitos, conforme avançam, o grau de exigência física aumenta. Exercício simulando pedalar de bicicleta com mãos e pés têm o objetivo de reforçar a musculatura, por exemplo. “Cada um faz o que agüenta, cansou para!” adverte o fisioterapeuta durante o exercício. Bolas são utilizadas para trabalhar a coordenação motora. Em dupla, um joga bola para o outro: começa usando as duas mãos, até chegar ao nível máximo - de olhos fechados e com uma mão. O profissional olha atentamente a todos, corrigindo os que estão fazendo errado.
O conceito sobre a qualidade de vida do idoso é algo que deveria ser um assunto muito importante para todos os cidadãos brasileiros, e um fator que deve ser colocado em primeiro na lista de prioridades nas diretrizes da Política Nacional de Saúde, levando em conta pesquisas científicas que já afirmam o crescimento dessa população para os próximos anos.
Segundo Parmezan, fazer esses exercícios em grupo tráz mais benefícios, além de melhorar o condicionamento físico. “Faz bem para a alta estima, para bem estar social, disposição, até melhorar o colesterol e glicemia.”. Ele afirma que atividades físicas têm melhorado, inclusive, a incontinência urinária, bastante comum entre os participantes.

O projeto ainda incentiva os idosos a caminhar todas as segundas e quartas - feiras, das 17h15 às 18 horas, e tem acompanhamento profissional. “Uma excelente iniciativa, que põe em prática a saúde de uma forma simples”, finaliza Parmezan.

(*)Alan Junior de Queiroz é estudante de Comunicação Social - Jornalismo da Faculdade do Norte Pioneiro(Fanorpi).  

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