sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

"Terceira Idade - Nova perspectiva sobre a vida " - Exercícios, caminhadas e alongamento

Programa leva mais de 70 idosos á fazer exercícios de alongamentos e reforço três vezes por semana; benefícios vão além de melhorias no condicionamento fisíco
Fisioterapeuta Diego Parmezan (centro) comanda programa  de atividade física à 3ª idade
 (*)Alan Junior de Queiroz

Com o passar dos anos, as pessoas tendem a preocupar-se mais com saúde, exercícios físicos, capacidade funcional, enfim a qualidade de vida. A prova disso é a quantidade de pessoas, com mais de 60 anos, que freqüentam lugares de exercícios em grupos.

Um projeto desenvolvido pela Secretária de Saúde de Quatiguá - cidade com pouco mais de 7 mil habitantes - que estimula idosos a exercitarem três vezes por semana no Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (CRAI), completa três anos em atividades.

Sob orientação do fisioterapeuta Diego Negrini Parmezan, cerca de 70 idosos participam dos exercícios aeróbicos, de alongamento e relaxamento todas as manhãs de segundas, quartas e sextas-feiras, das 8 horas às 9 horas. Ao som de musicas instrumentais clássicas, os idosos recebem os comandos para as atividades. “Tenho que dar atividades para fazerem e pensarem ao mesmo tempo”, justifica Parmezan.
Exercícios com bolas melhoram coordenação motora dos participantes
Alongamento do pescoço, pernas, braços são os primeiros exercício feitos, conforme avançam, o grau de exigência física aumenta. Exercício simulando pedalar de bicicleta com mãos e pés têm o objetivo de reforçar a musculatura, por exemplo. “Cada um faz o que agüenta, cansou para!” adverte o fisioterapeuta durante o exercício. Bolas são utilizadas para trabalhar a coordenação motora. Em dupla, um joga bola para o outro: começa usando as duas mãos, até chegar ao nível máximo - de olhos fechados e com uma mão. O profissional olha atentamente a todos, corrigindo os que estão fazendo errado.
O conceito sobre a qualidade de vida do idoso é algo que deveria ser um assunto muito importante para todos os cidadãos brasileiros, e um fator que deve ser colocado em primeiro na lista de prioridades nas diretrizes da Política Nacional de Saúde, levando em conta pesquisas científicas que já afirmam o crescimento dessa população para os próximos anos.
Segundo Parmezan, fazer esses exercícios em grupo tráz mais benefícios, além de melhorar o condicionamento físico. “Faz bem para a alta estima, para bem estar social, disposição, até melhorar o colesterol e glicemia.”. Ele afirma que atividades físicas têm melhorado, inclusive, a incontinência urinária, bastante comum entre os participantes.

O projeto ainda incentiva os idosos a caminhar todas as segundas e quartas - feiras, das 17h15 às 18 horas, e tem acompanhamento profissional. “Uma excelente iniciativa, que põe em prática a saúde de uma forma simples”, finaliza Parmezan.

(*)Alan Junior de Queiroz é estudante de Comunicação Social - Jornalismo da Faculdade do Norte Pioneiro(Fanorpi).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem Vindo ao blog Alan Junior de Queiroz!

Lista de regras para fazer comentários.
Então, antes que você só dê trabalho pra gente, dá só uma olhada...

1. Xingamentos gratuitos serão deletados sem dó. Tá nervosinho? Vai falar pra sua mãe.
2. Spams, propagandas ou qualquer coisa que faça você linkar seu blog ou algo do tipo por aqui, fará com que seu comentário seja editado. A não ser que o link possa realmente acrescentar algo ao texto e aos comentários.
3. Não fuja do assunto. Quer falar do seu vizinho? Faça um Twitter.
4. Recebeu um comentário(réplica) ácido e não gostou? Foi você quem pediu.
5. Escreva com conteúdo. E, por favor, ESCREVA CORRETAMENTE. Sabe, nós, pelo menos, TENTAMOS escrever da maneira correta para vocês; bem que vocês poderiam fazer o mesmo por nós, né? Então, faça um esforço pra não escrever feito um retardado e elabore seu comentário. Floods, flames ou qualquer outra coisa inútil será deletada.

Acima de tudo, comente apenas se você tiver algo para comentar. Acredite, quando com conteúdo, seu comentário é bem-vindo. Nós lemos todos os comentários, sem exceção. Se você for bonzinho, a gente aprova seu comentário. Após o primeiro comentário aprovado, seus próximos comentários serão aprovados automaticamente.

PS: Nós não nos responsabilizamos pelos comentários publicados aqui. Essa é uma área aberta para os visitantes do site expressarem sua opinião.
Manda ver:

Para contato, críticas, chorume e reclamações que não perguntei alanjuniordequeiroz@hotmail.com.br. Não que a sua opinião tenha importância ou fará diferença para mim.