Mensalão, Lula e os 40 ladrões

19:02:00 0 Comments A+ a-

Charge publicada no Diário de Caratinga em 2005
(*)Alan Junior de Queiroz

Tanto se fala sobre o mensalão nos jornais e a maioria da população ainda não entendeu o que  aconteceu e está acontecendo. Para essas pessoas, é o julgamento de políticos que aproveitaram os cargos e desviaram dinheiro dos cofres públicos. Nada de novo até aqui. O julgamento ganham proporções de uma bomba atômica quando expõe as entranhas e a abala a reputação de um partido e grandes políticos. Durante os mandatos, deitaram e rolaram sobre a máquina pública, até que os crimes vieram à tona por um dos envolvidos na roubalheira. A seguir um resumo sobre o mensalão, e entenda porque o ex-presidente está com medo que o sujeira respingue em sua imagem.

Em 2007 o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra 40 suspeitos de envolvimento em um esquema que ficou conhecido como Mensalão - termo usado pela primeira vez pelo delator, o ex-deputado Roberto Jefferson, para descrever o esquema. Segundo o relatório da denúncia, parlamentares recebiam altos valores em dinheiro para votar em projetos de acordo com interesses do então presidente da república Luis Inácio Lula da Silva.

A Procuradoria chegou à conclusão que José Dirceu era o “chefe da quadrilha” – na época era chefe da Casa Civil, o ex-presidente do PT José Genuíno, ex-tesoreiro do partido Delubio Soares e o ex-secretário geral Silvio Pereiro fazem parte do núcleo central do esquema que desviou milhões dos cofres públicos.

As investigações começaram em 2005 após Roberto Jefferson (PTB) revelar em uma entrevista o que se passava pelos corredores do Palácio do Planalto, em Brasília. Em 2008,  um dos acusados, Silvio Pereira entrou em acordo com a Procuradoria-Geral para não ser investigado, em troca teria que cumprir 750 horas de serviço comunitário em 3 anos e José Janene, ex-deputado do PP, morreu em 2010, os dois saíram do relatório da denúncia.

O julgamento que começou no dia 2 de agosto, com a metodologia “fatiada, foi dividido em 7 capítulos com os seguintes crimes: introdução, formação de quadrilha, desvio de dinheiro, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta, corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro dos partidos da base aliada e do PT e um ex-ministro dos transportes e evasão de divisas.

É inevitável que as condenações não manchem a reputação do PT. Recentemente a Revista Veja publicou declarações que teriam sido feitas pelo réu do processo Marcos Valério, no qual, desmente a história que o ex-presidente Lula nada sabia sobre o Mensalão, e pior, o acusa de ser o mandante do esquema e que teria corrompido pessoalmente parlamentares. A repercussão foi imediata, dessa vez Lula não comentou. Revelações ou conspirações? O ex-presidente sabe as cartas que Valério carrega na manga, por isso prefere não rebater as acusações, por medo e não saber qual será a próxima cartada que será jogada sobre os holofotes da imprensa e do povo brasileiro. Somente uma nova investigação poderá responder essa pergunta que há anos constrange não só o Lula, mas toda uma sociedade com sede de justiça - Lula era o verdadeiro chefe da quadrilha?

(*)Alan Junior de Queiroz é estudante de Comunicação Social - Jornalismo da Faculdade do Norte Pioneiro(Fanorpi).

Bem Vindo ao blog Alan Junior de Queiroz!

Lista de regras para fazer comentários!
Então, antes que você só dê trabalho pra gente, dá só uma olhada...

1. Xingamentos gratuitos serão deletados sem dó. Tá nervosinho? Vai falar pra sua mãe.
2. Spams, propagandas ou qualquer coisa que faça você linkar seu blog ou algo do tipo por aqui, fará com que seu comentário seja editado. A não ser que o link possa realmente acrescentar algo ao texto e aos comentários.
3. Não fuja do assunto. Quer falar do seu vizinho? Faça um Twitter.
4. Recebeu um comentário(réplica) ácido e não gostou? Foi você quem pediu.
5. Escreva com conteúdo. E, por favor, ESCREVA CORRETAMENTE. Sabe, nós, pelo menos, TENTAMOS escrever da maneira correta para vocês; bem que vocês poderiam fazer o mesmo por nós, né? Então, faça um esforço pra não escrever feito um retardado e elabore seu comentário. Floods, flames ou qualquer outra coisa inútil será deletada.

Acima de tudo, comente apenas se você tiver algo para comentar. Acredite, quando com conteúdo, seu comentário é bem-vindo. Nós lemos todos os comentários, sem exceção. Se você for bonzinho, a gente aprova seu comentário. Após o primeiro comentário aprovado, seus próximos comentários serão aprovados automaticamente.

PS: Nós não nos responsabilizamos pelos comentários publicados aqui. Essa é uma área aberta para os visitantes do site expressarem sua opinião.
Manda ver:

Para contato, críticas, chorume e reclamações que não perguntei alanjuniordequeiroz@hotmail.com.br. Não que a sua opinião tenha importância ou fará diferença para mim.