Quem vencerá? - Internet e Papel lutam por nossa preferência !

17:22:00 0 Comments A+ a-

 *Alan Junior de Queiróz

O avanço dos aparelhos tecnológicos em cima das pessoas é irreversível. Celulares, computadores, tablets: aparelhos que a cada dia surpreende, devido a rápidez na qual apresentam novidades, na verdade aperfeiçoamentos.

Existe uma história - lenda urbana - que os produções impressas como livros, jornais, revistas, seriam extintas devido a essas novidades. A tecnologia de certa forma não irá por fim ao uso do bom e velho papel, até porque ambos têm finalidades diferentes. Apesar de existirem pessoas que optam pela internet para buscar informações, e a popularização dessas modernidades nos faz pensar que todos tem acesso, e faz criar uma imagem que está muito distante da realidade.

Segundo uma pesquisa feita em 69 países e divulgada no final de 2011 pela Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (Wan-Ifra, sigla em inglês), mostrou que os jornais impressos atigem 20% mais pessoas que a internet, diariamente, para ser mais preciso - 2,3 bilhões de pessoas leem impressos todos os dias, enquanto a internet alcança 1,9 bilhão. Em nível de Brasil: um estudo realizado pelo DataFolha entre março e abril de 2011, na qual houve participação de 179 cidades - brasileiras - revelou que à preferência pelo papel sobre meios que conectam internet é grande - 73 milhões da versão impressa contra 50 milhões do online.

Para sobreviverem, bibliotecas, mundo à fora, põem suas obras na versão virtual, devido a baixa procura em suas estantes, com uma conversa insitante que é pelo simples fato das pessoas terem 'direito ao acesso a informação'. Hoje basicamente quase tudo está online, os que resistem lutam pelos direitos autorais.

Essas tecnologia trazem comodidade as pessoas, já que através de uma tela podem ler, folhar, copiar e imprimir o que quiser, e simultaneamente conversar com amigos e desconhecidos. São equipamentos que viciam as fracas cabeças. Para onde olhares verás alguém digitando compulsóriamente seu celular, desktop, notebook, palmtop, smartphone... para os moderninho: Android phone.

A internet é uma personagem real de novela, cuja suas característica nos deixam na dúvida, será a mocinha ou a vilã, ou as duas ao mesmo tempo dessa história. Depende muito da visão de mundo de cada espectador. O papel e a internet disputam nos bastidores quem é que faz a coisa certa ou a menos certa. Neste novo cenário uma coisa é certa, as produções impressas precisam de algumas mudanças se quiser sobreviver ao advento das novas tecnologias.

A internet nunca irá substituir completamente o uso de papel, é fato. Quem discordar estará equivocado se não puder explicar o porque chegou a tal conclusão. Para se te idéia da magnitude da coisa: Será que um dia  limparemos a bunda com um Ipad?

*Alan Junior de Queiroz é estudante de Comunicação Social - Jornalismo - da Faculdade do Norte Pioneiro(Fanorpi).



Algumas informações retiradas de :
Exame - http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/jornais-atingem-20-mais-leitores-que-a-web-no-mundo

Bem Vindo ao blog Alan Junior de Queiroz!

Lista de regras para fazer comentários!
Então, antes que você só dê trabalho pra gente, dá só uma olhada...

1. Xingamentos gratuitos serão deletados sem dó. Tá nervosinho? Vai falar pra sua mãe.
2. Spams, propagandas ou qualquer coisa que faça você linkar seu blog ou algo do tipo por aqui, fará com que seu comentário seja editado. A não ser que o link possa realmente acrescentar algo ao texto e aos comentários.
3. Não fuja do assunto. Quer falar do seu vizinho? Faça um Twitter.
4. Recebeu um comentário(réplica) ácido e não gostou? Foi você quem pediu.
5. Escreva com conteúdo. E, por favor, ESCREVA CORRETAMENTE. Sabe, nós, pelo menos, TENTAMOS escrever da maneira correta para vocês; bem que vocês poderiam fazer o mesmo por nós, né? Então, faça um esforço pra não escrever feito um retardado e elabore seu comentário. Floods, flames ou qualquer outra coisa inútil será deletada.

Acima de tudo, comente apenas se você tiver algo para comentar. Acredite, quando com conteúdo, seu comentário é bem-vindo. Nós lemos todos os comentários, sem exceção. Se você for bonzinho, a gente aprova seu comentário. Após o primeiro comentário aprovado, seus próximos comentários serão aprovados automaticamente.

PS: Nós não nos responsabilizamos pelos comentários publicados aqui. Essa é uma área aberta para os visitantes do site expressarem sua opinião.
Manda ver:

Para contato, críticas, chorume e reclamações que não perguntei alanjuniordequeiroz@hotmail.com.br. Não que a sua opinião tenha importância ou fará diferença para mim.