Além do túmulo - Morte ou Imortalidade ?

17:47:00 2 Comments A+ a-

 *Alan Junior de Queiroz

Uma água viva que leva o nome cientifico de "Turritopsis nutricula"; catálogada desde 1883, tem o dom da imortalidade, cuja façanha só foi descoberta por cientista em meados de 1990. Um peixe (Sebates aleutianus) e duas espécies de tartarugas (Emydoidea blandingii e a Chrysemys picta) também possuam tal sorte. O motivo?: segundo estudos, possuem células de regeneração exclusivas, ao invés de apenas servir para se curarem, o metabolismo atua de uma forma inusitada, permanecem jovem com o passar do tempo. Essas espécies marinhas só são imunes ao envelhecimento, na cadeia alimentar podem serem vitimas de qualquer animal e morrer, ficou claro? Mas o que fazer com a imortalidade ?

Não é de hoje que o ser humano vem querendo viver mais ou simplismente para sempre, mas por quê? Por enquanto esse conceito só pode ser contemplado pela ficção dos livros, filmes, sériados de tv e...histórias de vampiros imortais não faltam. O caso é: muitos podem até negar esse desejo, mas de forma inquestionável querem ir para o 'paraíso' descrito na biblía, seria uma forma discreta de acreditar na imortalidade, mas o problema é que queremos ser imortais aqui na Terra - não em outro lugar.

A cada segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos nosso corpo começa sua altodestruição natural, perdemos melanócitos (célula que produz melanina, responsável pela cor do cabelo), o colágeno da pele, a cartilagem dos ossos. Ficamos grisalhos, com a pele enrrugada e com dores por toda musculação, ficamos velhos. Junto com essas mudanças visiveis, vem junto uma pane geral em nosso organismo, células e orgãos já não trabalham com eficiência, insuficiência múltiplas no sistema, memória fraca, tremedeira, cegueira e depois o inevitável.

A morte é um tabu pra muita gente. A idéia de 'além do tumulo' é algo alimentado há várias gerações. De alguma forma acreditamos em vida após a morte, seja ela no paraíso, inferno, reencarnação ou simplimentes espiritos assistindo quem ficou. Esse tema está em todos os lugares, principalmente nas igrejas ou templos. Casos de pessoas que ressuscitaram e voltaram com histórias semelhantes cresceu de uma forma que, até livros específicos sobre tema surgiram: Um túnel, som de trombetas, muitas risadas, tudo branco e brilhoso, basicamente é isso. Se é tudo tão perfeito, por que temos tanto medo do homem que vem montado em seu cavalo branco nos buscar: Sim estou falando do Cavaleiro da Morte.

Para atrasar á morte, cientistas correm contra o tempo para criar remédios capazes de retardarem a ordem natural das coisas. Será que a tecnologia será um dia capaz de dominar o envelhecimento?. Seremos uma espécie de highlanders?

O ser humano é o único ser vivo que ainda questiona sua existência. De onde viémos e para onde iremos? Nascemos,crescemos (reproduzimos) e morremos. Ficamos velhos e vulneráveis. E se nossas fraquezas fossem curadas antes de nascermos? Em 2009 um casal inglês teve a primeira criança curada de uma doença antes do nascimento. Seria uma alternativa reforçar o organismo das pessoas ainda enquanto feto.

E se... uma pessoa fosse contemplada com o dom da imortalidade, qual seria seus objetivos, suas perspectivas? Viver mais de 500 anos, talvés, seria ótimo presenciar a evolução da espécie e das tecnologias.

Por enquanto, pelo menos aqui na terra, a imortalidade não é possivel e o jeito é se cuidar; ter uma alimentação saudável, evitar estresse, exercitar o cérebro (ex: leitura e palavras cruzadas), ter uma relação com as pessoas e ter objetivos na vida. Só para te lembrar - a vida passa rápido.

A imortalidade em vez de nos preservar poderia nos transformar seres sem personalidade? De certa forma, aproveitamos a vida de maneiras diferentes, pois ela tem um prazo de validade que desconhecemos. Enquanto não achamos a tal fonte da juventude, recebemos de braços aberto, talvés, o cavalheiro que nos traz um "novo começo camuflado" - Vulgo: MORTE.

*Alan Junior de Queiroz é estudante de Comunicação Social - Jornalismo - da Faculdade do Norte Pioneiro(Fanorpi).





Fontes:
-http://www.planetadosgeeks.com/curiosidades/o-mundo-fantastico-da-turritopsis-nutricula-o-unico-ser-vivo-imortal/
-http://curiosidadesplanetabizzarro.blogspot.com/2010/02/turritopsis-dohrnii-agua-viva-imortal.html
-http://www.tecmundo.com.br/2985-debate-o-ser-humano-podera-ser-imortal-.htm
-http://pt.wikipedia.org/wiki/Imortalidade
-http://super.abril.com.br/ciencia/voce-pode-ser-imortal-535997.shtml

2 COMENTE AQUI ESSA MATÉRIA

Write COMENTE AQUI ESSA MATÉRIA
Anônimo
AUTHOR
3 de setembro de 2012 23:28 delete

Amigão gostei muito do texto e achei muito bem elaborado, mas existe alguns erros de português.
Não estou falando isso para criticar, pois eu mesmo não sei escrever corretamente e também os cometo.. Só estou deixando a dica porque poucas vezes leio textos interessantes e bem estruturados como esse.
Pode excluir esse comentário. Apenas gostaria de parabenizar seu excelente trabalho e deixar uma “dica construtiva” ..rs
Sei que as vezes na correria esses benditos (erros) passam despercebido.

Reply
avatar
7 de setembro de 2012 16:10 delete

Agradeço por ter comentado. Realmente, as vezes, passam despercebidos algum erros. Fiz algumas correções no texto, mas talvez, pra quem lê seja mais fácil de identificar outros erros. Se puder cita-los,caso ainda estejam aí ficarei agradecido.Obrigado!

Reply
avatar

Bem Vindo ao blog Alan Junior de Queiroz!

Lista de regras para fazer comentários!
Então, antes que você só dê trabalho pra gente, dá só uma olhada...

1. Xingamentos gratuitos serão deletados sem dó. Tá nervosinho? Vai falar pra sua mãe.
2. Spams, propagandas ou qualquer coisa que faça você linkar seu blog ou algo do tipo por aqui, fará com que seu comentário seja editado. A não ser que o link possa realmente acrescentar algo ao texto e aos comentários.
3. Não fuja do assunto. Quer falar do seu vizinho? Faça um Twitter.
4. Recebeu um comentário(réplica) ácido e não gostou? Foi você quem pediu.
5. Escreva com conteúdo. E, por favor, ESCREVA CORRETAMENTE. Sabe, nós, pelo menos, TENTAMOS escrever da maneira correta para vocês; bem que vocês poderiam fazer o mesmo por nós, né? Então, faça um esforço pra não escrever feito um retardado e elabore seu comentário. Floods, flames ou qualquer outra coisa inútil será deletada.

Acima de tudo, comente apenas se você tiver algo para comentar. Acredite, quando com conteúdo, seu comentário é bem-vindo. Nós lemos todos os comentários, sem exceção. Se você for bonzinho, a gente aprova seu comentário. Após o primeiro comentário aprovado, seus próximos comentários serão aprovados automaticamente.

PS: Nós não nos responsabilizamos pelos comentários publicados aqui. Essa é uma área aberta para os visitantes do site expressarem sua opinião.
Manda ver:

Para contato, críticas, chorume e reclamações que não perguntei alanjuniordequeiroz@hotmail.com.br. Não que a sua opinião tenha importância ou fará diferença para mim.